Relatório de Docentes da CPA

Avaliação da Instituição pelos Docentes

INFRAESTRUTURA
3,62
As salas de aula são adequadas ao curso que estou vinculado(a)? 4,22
Os laboratórios/ateliês atendem às necessidades do curso que estou vinculado(a)? 3,89
Os espaços/salas de permanência atendem às necessidades dos estudantes? 3,44
O acervo da biblioteca atende às necessidades dos estudantes? 3,78
A infraestrutura disponível se mostrou adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas não presenciais (ambiente virtual de aprendizagem, ferramenta de videoconferência e laboratórios virtuais)? 3,22
A página do programa de pós-graduação apresenta as informações necessárias para a realização das suas atividades acadêmicas e administrativas? 3,44
O sistema acadêmico (SIGAA) se mostra adequado para a realização de suas atividades no programa de pós-graduação? 3,78
Os banheiros são em número suficiente? 4,11
O serviço de limpeza atende às necessidades? 4,67
Os serviços do restaurante/cantina atendem às necessidades? 3,33
Os serviços de portaria e segurança atendem às necessidades? 3,44
Os espaços de convivência atendem às necessidades da comunidade acadêmica? 3
Caso tenha alguma deficiência e/ou mobilidade reduzida, estão contempladas as condições infraestruturais para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na instituição? (RESPOSTA NÃO OBRIGATÓRIA) 2,75
GESTÃO ADMINISTRATIVA
3,91
A administração central da UFAL atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 3,67
A gestão da Unidade/Campus ao qual estou vinculado atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 4
Os estudantes têm conhecimento das normas e participam efetivamente das decisões do colegiado do programa de pós-graduação? 3,56
A coordenação do programa de pós-graduação está disponível para orientação administrativa/acadêmica dos estudantes? 4
A secretaria do programa de pós-graduação está disponível para orientação administrativa/acadêmica dos estudantes? 4,33
GESTÃO ACADÊMICA
3,48
As ementas das disciplinas se mostram adequadas à natureza do programa de pós-graduação? 3,78
Há interdisciplinaridade entre as disciplinas do programa? 3,44
As disciplinas do programa contemplam referências bibliográficas em língua estrangeira? 3,56
O curso de pós-graduação promove o desenvolvimento da sua capacidade de pensar criticamente, analisar e refletir sobre soluções para problemas da sociedade? 3,89
São oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de programas, projetos ou atividades extracurriculares? 3,67
O programa de pós-graduação oferece condições para os estudantes participarem de eventos internos e/ou externos à instituição? 3,56
São oferecidas oportunidades para os estudantes realizarem intercâmbios e/ou mestrado/doutorado sanduíche? 3,11
O programa de pós-graduação apresenta ou incentiva ações de inovação tecnológica e geração de patentes? 2,67
O programa de pós-graduação incentiva a publicação docente-discente de artigos em periódicos internacionais? 3,89
No curso você tem oportunidade de aprender a trabalhar em equipe? 3,78
Caso tenha alguma deficiência, os professores utilizam recursos didático-pedagógicos adequados e acessíveis para pessoas com deficiência? (RESPOSTA NÃO OBRIGATÓRIA) 3
AVALIAÇÃO DOS DOCENTES E ORIENTADORES 
3,99
Os(as) professores(as) apresentam os conteúdos das disciplinas de forma didática e clara, contextualizando-os em relação ao curso e à atuação profissional? 4
Os(As) professores(as) apresentam organização de forma geral, entregam o plano de disciplina no início do semestre e atendem todos os itens contemplados na ementa da disciplina? 4,22
Os(As) professores(as) costumam ter assiduidade nas aulas das disciplinas? No caso de falta, os(as) professores(as) comunicam com antecedência e realizam reposição da aula? 4,44
Os(As) professores(as) costumam ter pontualidade nas aulas das disciplinas? 4,22
Os(As) professores(as) adotam um referencial bibliográfico adequado e atualizado para as disciplinas? 4,11
Os(As) professores(as) realizam avaliações justas e baseadas nos assuntos abordados nas disciplinas? 4,11
Os(As) professores(as) utilizam ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle, Turma Virtual do SIGAA ou Google Sala de Aula) nas suas disciplinas? 3,22
Os(As) professores(as) apresentam disponibilidade para atender os estudantes fora do horário das aulas? 3,78
Os(As) professores(as) apresentam iniciativas para a formação de parcerias e captação de recursos para a pesquisa? 3,11
O(A) seu(sua) orientador(a) apresenta disponibilidade para orientá-lo(la) no desenvolvimento da sua Dissertação/Tese? 4,22
A atuação do seu(sua) orientador(a) se mostra adequada para a elaboração da sua Dissertação/Tese? 4,44
AUTOAVALIAÇÃO DO DISCENTE
3,74
Você participa das reuniões do grupo de pesquisa do(a) seu(sua) orientador(a)? 3,44
Você realiza a leitura da bibliografia sugerida pelos(as) professores(as)? 4
Você realiza a leitura da bibliografia sugerida pelo(a) seu(sua) orientador(a)? 4,11
Você tem facilidade em realizar a leitura de bibliografia em língua estrangeira recomendada pelo(a) seu(sua) professor(a) ou orientador(a)? 3,22
Você apresenta assiduidade/pontualidade nas atividades de ensino e de pesquisa do seu curso de pós-graduação? 4
Você tem se dedicado à elaboração da sua Dissertação/Tese/Produto? 3,67
Número de Respondentes 9
Ótimo - Sempre: 4,5 ≤ Nota ≤ 5
Bom - Muitas vezes: 3,5 ≤ Nota < 4,5
Regular - Às vezes: 2,5 ≤ Nota < 3,5
Ruim - Raramente: 1,5 ≤ Nota < 2,5
Péssimo - Nunca: 1 ≤ Nota < 1,5

Enquanto as pontuações para cada uma das questões são calculadas pela média aritmética das pontuações atribuídas pelos docentes, os valores agregados para os setores INFRAESTRUTURA, GESTÃO e ATUAÇÃO DOCENTE são calculados por média aritmética das pontuações atribuídas para as questões associadas ao respectivo setor.