Relatório de Docentes da CPA

Avaliação da Instituição pelos Docentes

INFRAESTRUTURA 3,38
As salas de aula são adequadas ao(s) curso(s) que estou vinculado(a)? 3,35
Os laboratórios atendem às necessidades do(s) curso(s) que estou vinculado(a)? 3,01
O acervo da biblioteca atende às referências bibliográficas do PPC (Projeto Pedagógico do Curso) no que diz respeito às referencias básicas e complementares? 3,44
A infraestrutura disponível se mostrou adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas não presenciais (ambiente virtual de aprendizagem, ferramenta de videoconferência e laboratórios virtuais)? 3,17
A sala de permanência do professor é adequada (sala compartilhada com outros docentes para estudos/orientação)? 3,29
Os banheiros são em número suficiente? 3,66
O serviço de limpeza atende às necessidades? 4,18
Os serviços do restaurante/cantina atendem às necessidades? 3,13
Os serviços de portaria e segurança atendem às necessidades? 3,72
Caso tenha alguma deficiência e/ou mobilidade reduzida, estão contempladas as condições infraestruturais para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na instituição? (RESPOSTA NÃO OBRIGATÓRIA) 2,88
GESTÃO 3,99
A administração central da UFAL atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 3,83
A UFAL estimula a qualificação de seus docentes através das suas políticas institucionais de fomento? 3,61
A gestão da Unidade/Campus ao qual estou vinculado atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 4,05
A Unidade/Campus tem uma política interna democrática e transparente de saída dos seus docentes para qualificação? 3,82
O(s) colegiado(s) do(s) curso(s) ao(s) qual/quais estou vinculado adota(m) as decisões de forma democrática, participativa e transparente? 4,27
A gestão do(s) curso(s) ao(s) qual/quais estou vinculado atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 4,24
O(s) núcleo(s) docente(s) estruturante(s) do(s) curso(s) ao(s) qual/quais estou vinculado adota(m) as decisões pedagógicas de forma democrática, participativa e transparente? 4,07
Os processos administrativos são tramitados em tempo hábil? 3,41
Estou ministrando disciplinas na área de conhecimento de minha qualificação. 4,58
ATUAÇÃO DOCENTE 4,37
Conheço ou procuro informações sobre metodologias e recursos didático-pedagógicos que têm sido utilizados de forma contextualizada às demandas nas minhas disciplinas. 4,44
Apresento o plano de ensino no início de cada semestre e discuto os objetivos da disciplina e de todo o plano de trabalho com os alunos. 4,75
Estou disponível para o esclarecimento de dúvidas fora do horário de aula. 4,65
Respeito os horários das aulas (assiduidade e pontualidade). 4,81
Cumpro o programa da disciplina. 4,76
Apresento os critérios avaliativos e utilizo instrumentos de avaliação de nível de exigência coerente com o conteúdo ministrado. 4,82
Tenho participado de cursos/eventos de atualização pedagógica. 3,5
Tenho participado de cursos/eventos na minha área de atuação. 3,92
Utilizo recursos didático-pedagógicos adequados e acessíveis para pessoas com deficiências, quando há alunos com deficiência em sala de aula. (RESPOSTA NÃO OBRIGATÓRIA) 3,66
Número de Respondentes 1071
Ótimo - Sempre: 4,5 ≤ Nota ≤ 5
Bom - Muitas vezes: 3,5 ≤ Nota < 4,5
Regular - Às vezes: 2,5 ≤ Nota < 3,5
Ruim - Raramente: 1,5 ≤ Nota < 2,5
Péssimo - Nunca: 1 ≤ Nota < 1,5

Enquanto as pontuações para cada uma das questões são calculadas pela média aritmética das pontuações atribuídas pelos docentes, os valores agregados para os setores INFRAESTRUTURA, GESTÃO e ATUAÇÃO DOCENTE são calculados por média aritmética das pontuações atribuídas para as questões associadas ao respectivo setor.